quarta-feira, 20 de junho de 2012

Kiev

Entre os dois jogos da selecção nacional, passamos por Kiev, a capital da Ucrânia. Para Kiev e Kharkiv viajamos de comboio. Uns comboios novinhos comprados especificamente para os turistas do Euro2012.

Chegamos a Kiev depois na hora do almoço e depois de instalados fomos almoçar. E foi nesta e nas seguintes refeições que percebemos que comer qualquer coisa em Kiev demora pelo menos 2 horas. Se estivessemos com hora marcada era o desespero, mas não era o caso. Depois seguimos para visitar a catedral de St. Michael. Um edificio azul céu de cupulas douradas, como todas as igrejas ortodoxas. O interior desta catedral e das outras que visitámos é rico de pinturas e talhas douradas. Chegamos a ver uma celebração em que um conjunto de monges canta, enquanto outro responde e faz um ritual em que pára em frente a uma espécie de altar para depois entrar e sair por umas portas, sempre em circulo.

Seguimos depois para a fan zone, repleta de suecos, aliás como toda a cidade (a Suécia jogou os 3 jogos nesta cidade). Tempo para ver uns jogos, beber uma jola, e encontrar de novo o fã nº 1 da selecção Nacional.

No dia seguinte fomos até Pechersk Lavra. Um conjunto de igrejas e mosteiros de monges ortodoxos numa colina da cidade. Mais uma vez encontramos uma celebração e visitámos as caves, famosas pelos seus sarcofagos, e pela claustrofobia. A volta é grande e pelo meio abastecemos com mais uma jola. Seguimos pelos jardins até ao estádio do Dinamo de Kiev, não fosse esta uma viagem com o futebol sempre presente. Seguimos depois para o estádio olimpico, onde a Inglaterra derrotou a Suécia.

Último dia em Kiev, e tempo para visitar a Catedral de Sta. Sofia e subir à torre do sino, para avistar a cidade e as cupulas verdes e douradas.

Kiev é uma cidade onde a presença da ex URSS é constante. As avenidas e monumentos são grandes, as estações de metro autênticos museus. As indicações em inglês são escassas e só mesmo as essenciais para os turistas do Euro2012. Mas isso nunca foi problema. Sempre apareceu um local para nos ajudar, mesmo que com nível baixo de inglês, incluindo os funcionários do metro, que tinham até um livrinho com instruções básicas para nos ajudar.

Fica a (dificil) selecção das fotos! Enjoy!


Chuta! Chuta!

Que eu defendo!
O Sr. do lado não teve ferimentos graves ;)

Entrada da Catedral de St. Michael

Vista da Fachada

Os monges e os turistas

O artista em acção

A fanzone

Já tinha sede!


Vista do rio e da outra margem da cidade

Estátua sobre o rio

No caminho para Pechersk Lavra

Pechersk Lavra - as caves

Aqui os monges é que fazem tudo

As pinturas interiores


Vista sobre a torre

Temos artista!

Uma pausa para uma jola


Outra entrada para Pechersk Lavra (e sempre vestida a rigor)

Mike!

A catedral

Estava aqui só a esticar-me...


Cupulas


Olha quem são eles!


Ukraina!!


Vestido a Rigor @ estádio Dinamo Kiev


Que bonito!
Torre do Sino da Catedral Sta Sofia


Tocador

Catedral de Sta Sofia, onde se consegue distinguir as partes que se mantêm desde o século XI

Painel de uma artista local só com ovos da páscoa ucranianos (cerca de 140.000 ovos)

O Mike na Torre do sino

Vista das Cupulas

Vista da Torre do Sino da Catedral de Sta.Sofia com a Catedral de St. Michael lá ao fundo


Larga-me!! (e a ópera como cenário)


:)

2 comentários:

  1. As catedrais são maravilhosas! As cores...

    ResponderEliminar
  2. Aiiiii é uma parte da arquitectura do leste da Europa que um dia gostava de ver ao vivo, imagino em Moscovo.
    Fiquei curiosa com os sarcófagos e claustrofobia :), por último destaco a foto do tocador, tocador de "burries" muito bom.

    ResponderEliminar