Como qualquer chef, começamos logo cedo por uma visita ao mercado para adquirir os ingredientes necessários. Primeiro a banca das frutas e legumes onde, entre aprender os nomes dos mais variados legumes, fomos provando as frutas exóticas e por nós nunca antes vistas.
Depois, seguimos apressadamente pelas bancas da carne e do peixe. Ainda bem que apressadamente, porque não estávamos preparados para o cenário. Apesar de termos noção que é assim que são os mercados por aqui, não precisamos de largas horas para os estudar.
Estávamos quase preparados para começar a cozinhar. Faltava só, aproveitar a lição com explicações detalhadas dos mais variados ingredientes da cozinha vietnamita. Desde noodles a papel de arroz, frutos secos, gelados, pão e especiarias tudo foi explicado.
Agora vamos lá cozinhar!
A sala, onde estava mais alunos tão atentos e empenhados como nós é extremamente bem organizada, tendo cada um o seu fogão, os seus utensílios e ingredientes. A chef Miss Vy, conhecida internacionalmente e que já ensinou ou mostrou como se cozinha no Vietname a figuras conhecidas como Gordon Ramsay e Anthony Bourdain, foi explicando cada prato, que logo de seguida confeccionamos e comemos.
Tira-gosto: Sopa do primeiro dia (nome nosso)
Esta sopa, composta por couve, camarão e uns pequenos pasteis de camarão cuidadosamente embrulhados em folhas de couve, é o prato que a esposa faz para a família do marido no primeiro dia após o casamento, e pelo primeiro mês. Uma boa sopa é sinónimo de uma boa nora!
Aqui demos cartas, era outra sopa, mas para nós foi canja! Até a empratar (sim, a sopa tinha que ser empratada) demos cartas, virando o caldo do tacho para a tigela, segurando-o com os pauzinhos (não há cá pegas). E se era boa!! Apesar de ser cedo comemos até não haver mais.
Main Course: Galinha com 7 especiarias
Aqui, pegamos em 7 especiarias, muitas delas típicas do vietnam, molho de peixe, e sumo de limão e fizemos uma pasta com a qual envolvemos 2 pedaços de frango e colocamos numa espetada. A espetada foi levada pelos assistentes que se encarregariam de a grelhar.
Entrada: Panqueca vietnamita
Com uma massa temperada, uns pedaços de carne de porco e uns pequenos camarões, fizemos uma panqueca que recheamos com ervas aromáticas e banana verde, que embrulhamos num wrap. A paqueca come-se com o molho típico para os spring rolls e que, feito por nos, contem agua, sumo de lima, molho de peixe, açúcar, alho e uma malagueta picada. E depois é ir molhando no molho e devorando a panqueca. Bem boa.
Ainda para o Main Course: Salada de Manga verde (que acompanharia a galinha)
Utilizando um instrumento especifico (que depois levamos como presente) descascamos a manga verde, fizemos golpes na manga e a cortamos em finas fatias compridas que se juntaram a alface e ervas aromáticas. Fizemos o molho igual ao anterior e com sementes de sésamo e amêndoas picadas fizemos a salada que estava absolutamente deliciosa.
Acabamos o nosso almoço muito satisfeitos. Aquilo não pareceu assim tão complicado, e até nos deram as receitas.