1. Monges - há muitos monges em todo o lado. Obviamente não os encontramos nas esplanadas, restaurantes ou mercados, mas perto de qualquer templo há sempre alguns pontos laranja que vemos a passar, nas janelas, na roupa estendida ou mesmo a meditar. Se interpelados, nomeadamente os mais novinhos, estão sempre disponíveis para uma foto e são muito afáveis. No entanto, as mulheres não devem aproximar-se. Uma das recomendações que nos foi feita é essa - se uma mulher tocar num monge em terá de passar dias a purificar-se, e por isso deve ser ser evitado.
2. Lao = escada, Laos = escadas. Obviamente não será assim, mas a cada grande escadaria, fosse nas grutas Pak Ou ou no monte Phousi, não havia forma de nos convencer do contrário. Degraus e mais degraus debaixo de um calor abrasador, fazem pensar muita coisa, mesmo que em boa forma física (que, nem preciso referir, é o nosso caso). Neste ultimo a vista é fantástica!!!
3. Gestos - a cultura do Laos é muito reservada e há um conjunto de gestos que devem ser evitados, dado que são considerados inapropriados ou até ofensivos.
A) sapatos sempre fora. Nunca entrar calçado dentro de casa. Isto obviamente aplica-se desde templos, a quartos de hotel, e lojas. Este costume também se vê na Tailândia, mas é no Laos que o vemos como obrigatório.
B) nunca tocar na cabeça de outro. É extremamente ofensivo.
C) evitar gestos de carinho em publico. Um simples dar a mão, pode ser mal interpretado.
D) não levantar a voz. Grande falta de educação falar alto, mesmo que seja para chamar alguém no meio do mercado.
E) roupa discreta. Evitar mostrar muita pele, o que, numa cidade que vive do turismo e onde esta sempre muito calor é difícil, mas também se vê o esforço por se tapar especialmente nos monumentos mais importantes, onde são fornecidos tecidos para tapar ombros e pernas.
4. Massagens - as massagens do Laos são diferentes das massagens tailandeses. Nós fizemos "a" Lao massage e é algo que junta a força e pressão em pontos específicos do corpo, com alongamentos de todas as partes de corpo. Bem bom!
5. História recente - até 1976 o Laos tinha o rei, cujo palácio nos visitamos. Como, apesar de tudo, é história recente, vimos, para além do palácio com uma espectacular sala do trono, os carros usados pela família real nos últimos anos de reinado.Infelizmente não há fotos porque não são permitidas!
Ficam mais umas fotos, que incluem a subida do mekong até à gruta Pak Ou, a envolvencia do palácio real, a vista de Phousi e ainda o lançamento de pássaros do topo de Phousi para dar sorte!
Sem comentários:
Enviar um comentário