sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Halong Bay

Palco de cenários idílicos em filmes e programas de viagens, Halong Bay não desilude. Antes ilude, surpreende, faz-nos sonhar e ficar de boca aberta a cada milha percorrida.

A paisagem é de facto estonteante. E nós, felizmente, tivemos a oportunidade de a ver ao vivo e a cores.

O dia começou numa viagem de 3 horas a partir de Hanói. Chegando à cidade de Halong logo nos vimos num pequeno barco que nos levou ao nosso cruzeiro de viagem. Um cruzeiro de inspiração oriental com apenas 8 suites, tinha um terraço que deu para umas boas horas de sol. 

Logo iniciamos a viagem por entre montanhas de calcário que surgem no meio do oceano, cobertas de verdura que demonstra que só plantas e pequenos animais por ali vivem.

Apesar da tempestade dos dias anteriores (e também dos dias seguintes) o tempo estava maravilhoso o que mos permitiu apreciar devidamente esta maravilha da terra. 

Depois de algumas horas a navegar paramos para visitar uma gruta gigantesca que o nosso guia chamava de "Amazing Cave" e que repetiu com uma pronuncia enfática tantas vezes até nos cansarmos de a ouvir. 

Depois da gruta, navegamos mais um pouco até ao lugar onde o cruzeiro ficaria atracado até ao dia seguinte. Quando parou estávamos numa espécie baia, onde só havia oceano rodeado por montanhas de granito onde, a única coisa que se ouvia eram os insectos e aves que habitam esta vegetação. 

Debaixo de um calor abrasador, não demoramos nada até saltarmos para a água. E se há coisas que gostamos é de um bom banho de agua de mar e, assim, no meio daquela paisagem, parecia que estávamos há anos à espera daquele mergulho.

Os nossos companheiros de viagem eram, na sua maioria viajantes de muitas semanas pelo Vietname (1 casal tinha planos de 4 meses) e por isso é quase natural passar horas  a falar de destinos e viagens passadas e futuras.

Na nossa suite do cruzeiro adormecemos cedo, pela tranquilidade, e também porque havia muito para fazer pela manha. Às 7:30h já estávamos a caminho de uma pequena praia na orla de uma destas montanhas de calcário. Tempo para algum sol, mais uns mergulhos de mar, mais apreciar a paisagem envolvente que surpreende a cada olhar.

Voltando ao cruzeiro seguimos novamente pelo meio destas montanhas, num novo percurso até estarmos de volta ao porto, e de seguida a Hanoi. 

É por locais como este que cada vez mais gostamos de viajar. Estas paisagens que no primeiro olhar nos parecem familiares por tantas vezes vistas na televisão, surpreendem a cada olhar para cada sentido e não serão certamente fáceis de esquecer. 



















2 comentários:

  1. A primeira foto é mesmo a entrada para o paraíso e vossos sorrisos demonstram-no bem.

    ResponderEliminar
  2. Estão lindos em todas as fotos, e a paisagem é simplesmente magnífica.
    Beijinhos grandes para os dois e um resto de boa viagem.

    Mariana Lacerda

    ResponderEliminar