terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ninh Binh

Quando aterramos em Hanoi chovia torrencialmente e, o nosso primeiro pensamento foi "lá se vão os nossos planos!". Isto porque tínhamos planeado para o dia seguinte uma visita a Ninh Binh que inclui actividades ao ar livre que certamente nao seriam possiveis debaixo daquele tempo.

Mas, acordamos debaixo de um céu azul limpo e quente sem qualquer hipótese de chuva e lá fomos nos. 

A província de Ninh Binh fica a umas 3 horas de hanoi e, imaginamos, deve viver essencialmente do arroz porque são campos e campos que dominam a paisagem durante uma boa parte da viagem. 

A primeira paragem foi para visitar uns palácios de homenagem aos reis do Vietname pelos anos 900. Há 2 palácios, pequenos, lado a lado que têm grande significado. Num deles está (em figura de madeira) o dito rei que, ainda com um filho muito pequeno, foi assassinado. Nessa altura, e para proteger o pais das invasões dos chineses, e sendo o filho muito pequeno, a rainha convidou o chefe do exercito para casar com ela e se tornar rei. Uma atitude pouco percebida na altura mas que mais tarde se veio a provar como sendo de muita inteligência, dado que foi a rainha com esta atitude que protegeu o vitename das invasões chinesas. E é por isso que, no outro palácio está a rainha com o chefe do exercito.

Depois desta visita, seguimos para a almoço, e logo de seguida para um passeio de barco a remos, pelo meio de uma paisagem do mais fantástico que já vimos. Tem sido considerada a Halong Bay em terra, e nós temos até receio que as nossas fotos não lhe façam a devida justiça. 

A nossa marinheira, mãe de 2 filhos com 31 anos, tanto rema com as mãos como com os pés, faz esta viagem de 2 horas, apenas 2 vezes por semana. Há muito mais barcos que turistas e tem de ser dada a oportunidade a todos de fazer algum dinheiro.

Após a viagem de barco, seguimos de bicicleta pela mesma paisagem, mas por entre os trilhos de acesso aos campos de arroz. Não é fácil manter a atenção no trilho, envolvidos por uma paisagem tão espectacular,  mas nos conseguimos fazê-lo sem atropelar nenhuma vaca (parecem vacas... mas houve quem dissesse que eram búfalos de agua), e sem ver o arroz mais perto do nariz. :)

Não é uma paisagem espectacular?



























2 comentários:

  1. Até fiquei com vontade de dizer uma asneira...mas já passou.
    Que sítio maravilhoso, transmite paz a rodos.
    Fiquei bastante contente por terem descoberto um novo percurso para as nossas voltinhas de bicicleta.

    ResponderEliminar